terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Coisas do coração

Histórias de amor sempre me emocionaram.

Não sei o que fala mais alto, se o lado mulher ou o canceriana. O fato é que sempre que alguém conta histórias de amor, é como se as palavras virassem cenas de um filme e eu pudesse visualizar cada passo.

Gosto de saber como casais que estão juntos há muito tempo se conheceram, como aconteceu o primeiro beijo, essas coisas bem de mulherzinha... Brega? Talvez. Romântica? Com certeza!

De todas as histórias de amor que já soube, que já vi em filmes e em livros, uma me marcou mais. Bem conhecida na sétima arte, o amor entre Robert Kincaid e Francesca Johnson veio a mim por um acaso. Minha irmã ganhou o livro e, numa tarde de sábado, sem nada pra fazer, resolvi lê-lo. Já tinha ouvido falar do filme, mas não tinha me interessado.

E não é que devorei o livro em poucas horas... E a história de amor entre o fotógrafo viajante e a típica dona de casa ficou para sempre em minha memória... Dias depois, ainda inebriada pela aquela nuvem de romance, vi o filme. Impressionante como os atores - Clint Eastwood e Meryl Streep – casaram perfeitamente com as personagens da história.

Esta é, para mim, a mais linda história de amor de que tenho conhecimento. Um amor real, maduro, que perdura anos, ultrapassa convenções, suporta a distância e dura uma vida.

De tanto que falei sobre a história, a Ju (minha irmã), encontrou o livro “Os Caminhos da Lembrança – De volta às Pontes de Madison”, do mesmo autor e me deu de presente de Natal. Ainda encantada com aquela história comovente, comecei a leitura. Mas acho que não estava preparada para lê-lo naquele momento. Comecei mas parei em seguida.

Hoje, anos depois, retomei a leitura. O segundo livro conta a vida de Robert e Francesca após a partida sofrida. O livro é um fechamento para a história, mas não tão encantador quanto o primeiro. O conforto fica em saber que os desencontros não foram determinantes para dar fim ao lindo amor dos dois.

Deixo aqui minha sugestão: se tiver a oportunidade, leia os livros e veja o filme. São histórias que certamente te farão pensar e refletir sobre o poder do amor. É antigo mas ainda emociona.

Os livros nas edições que eu li.


Um aperitivo para o filme (trailler)



A música que por décadas uniu Francesca e Robert:

Nenhum comentário:

Postar um comentário