quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Raízes


Se tem uma coisa que valorizo é família. E mais ainda as raízes desta família. Costumo reclamar da mamãe por ter tirado o sobrenome “Abreu” quando casou. Queria muito carregar esta marca comigo, pois tenho orgulho desta família tão forte, fincada em Maranguape, terra que eu quero tanto bem...

Além do Abreu do lado da vovó Anatália, tenho muito orgulho também do meu “Campos”. Vem lá de Palmácia, terra que tive o orgulho de conhecer há pouco tempo. Lembrei de um email que recebi da tia Gláucia, que é Abreu e Campos, e o reproduzo aqui. Nele, ela conta a história do vovô Oliveira Campos, meu ídolo, pessoa de quem sinto mais saudade, sábio da vida.

“Lendo com mais atenção sobre a família do papai no livro Os Andrades de Goiana a Maranguape de F. Andrade Barroso, descobri:

Ildefonso Ribeiro Campos (bisavô) casou três vezes:

Vicência Maria da Conceição conhecida como Mulatinha, creio que era Pretinha, pois lembro que o papai falava disso, (04 filhos). Com ela nasceu o nosso avô (meu bisavô), pai do Oliveira Campos, chamado José Ribeiro Campos, porém conhecido como José Ildefonso Campos, porque as pessoas diziam: é o José do Ildefonso para identificá-lo e assim ficou.

Rosa Almeida Sampaio (08 filhos)

Maria de Paiva Filgueiras (05 filhos)

Portanto, o papai (vovô) teve 17 tios e "três avós", e ainda 14 tios filhos de bisavó, somando um total de 31 tios.

A família teve origem dos Andrades (Europa) e foi se espalhando no Ceará e misturando com Sampaios, Queiroz, Ribeiro, Campos, Oliveira, Campelo... Todos são portadores da nossa cepa inicial: Andrade.

Entendi porque o papai (vovô) tem o sobrenome Oliveira (e não nome) vem dos ancestrais, creio da avó dele, Vicência Maria da Conceição (a Mulatinha), pois as irmãs do papai todas se assinam com o Oliveira, exceto a Tia Áurea que se assina com Campelo porque a nossa Avó Maria da Glória Campelo (Mãe dos 07 Campos) era filha de Clementino Rodrigues Campelo e Felismina Rodrigues Campelo (que tiveram 14 filhos). Problemas de registro de nascimento e opção de sobrenome. Difícil de entender..."

O Sr. Oliveira Campos teve foi uma grande família...

Nenhum comentário:

Postar um comentário